VISTO DE ESTUDO NA ITÁLIA: a melhor forma de imigrar sem cidadania!

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 27 ноя 2024

Комментарии • 76

  • @GaiaFenix
    @GaiaFenix Месяц назад

    Teu canal é simplesmente O MELHOR sobre a burocracia italiana, obrigada por tanto!!!!!!!!!!!!!!!! Se puder, fala um pouquinho sobre trabalho part time aí na italia, onde tem mais demanda de trabalho e quanto costuma ser o salário part time.

    • @blogdamaninaoficial
      @blogdamaninaoficial  Месяц назад +1

      Obrigada Gaia pelo elogio e apoio! É isso que me motiva a continuar por aqui!
      Eu estou começando a pesquisar sobre esse assunto e já coloquei ele na lista dos próximos vídeos, sem dúvida!
      Obrigada mais uma vez!

  • @themissgiza
    @themissgiza 2 дня назад

    Excelente discurso e conteúdo! Me reservo a dizer que foi o melhor, mais claro e objetivo no assunto. Desde ja gratidão pela empatia.
    Isabel, você cita sobre estudos, de fato há todo este trâmite quanto a Estidos Universitários. Eu gostaria de saber sobre estudos profissionais, por exemplo como o de Agente Sanitário ou alguma profissão voltada para a Gastronomia.
    Digo isso porque realmente o curso para estudos de idiomas, está sempre acondicionado a curtas horas (não consegui achar com mais de 3 meses) e possivelmente teria de fazer a prorrogação.
    O xis da minha questão é se eu posso me matricular em curso de curta duração e depois, ja em solo italiano, solicitar por renovar/prolongar o visto.
    Mais uma vez, para quem chegou agora... Simplesmente adorei!!!
    Grazie mille, a presto!
    Obs: A classificação do nivel de Italiano precisa apresentar no Consulado, quando em orocesso ainda aqui, para visto de Studio? No site do Consulado Italiano de SPtem varios vistos de estudo.
    Saluti

    • @blogdamaninaoficial
      @blogdamaninaoficial  2 дня назад +1

      Olá! Muito obrigada pela gentileza e pelos elogios! São comentários como o teu que me dão gás pra continuar nessa missão! =]
      Agora vamos por partes: existe sim a possibilidade de conseguir visto de estudos para cursos não universitários. OSS, esteticista, cozinheiro, dentre outros, são ótimos exemplos. Sobre o processo, você não consegue vir pra Itália pra estudar idioma vamos supor, e já estando aqui conseguir uma transferência e aí pedir o visto. Por dois motivos: os cursos com até 3 meses não concedem o visto de estudo e nesse caso você precisaria voltar para o Brasil ou o seu país de residência para então solicitar esse visto para o curso técnico, compreende? Por isso que o ideal é já definir a estratégia justa e sair do Brasil com tudo em ordem. Pode demorar mais, mas sempre vale muito a pena!
      Por sim, sobre a comprovação da proficiência do idioma, isso vai ser solicitado pela instituição de ensino que te aceitou. No meu caso, eu precisava comprovar a proficiência do inglês, já que o meu mestrado era nesse idioma. Mas existem também cursos que nem exigem essa proficiência por exemplo. Caso a instituição te solicite, você também vai precisar apresentar ao consulado no momento da solicitação do visto.
      In bocca al lupo no teu projeto, e qualquer coisa, eu continuo por aqui!

    • @themissgiza
      @themissgiza 2 дня назад

      @blogdamaninaoficial 🥰🥰 Crepi al lupo!!!!! Planejamento já percebi que é primordial e como eu, não faço parte da gama de pessoas em busca de cidadania, tento buscar as melhores fontes para ter o direito de permanência. O visto de estudo é o mais adequado para minha realidade. Você me abriu um leque no curso técnico, no caso OSS é de cerca de 1 ano e depois assim, optar pelo trabalho autônomo.
      Pretendo ir em 2025, com tudo juramentado e apostilado, mesmo sem requerer a cidadania. Assim eu creio que seja ponto positivo, além das exigências legais para o visto, no cronograma que mostrou.
      Vou continuar assistindo e tenho certeza que de tanto procurar, encontrei as informações que vão me ajudar nessa desafiadora empreitada.
      Ahhh Isabel, em toda comune tem algum Centro para Imigrantes aprenderem a língua. Poderia fazer um conteúdo a respeito?
      Qual cidade você mora?

    • @blogdamaninaoficial
      @blogdamaninaoficial  2 дня назад +1

      Olha só: mais uma ideia pra um próximo video. Adorei a tua sugestão e vou colocar na minha lista aqui, com certeza... Aliás, obrigada!
      Eu moro em Roma desde que cheguei e aqui temos muitos centros de ensino gratuitos para imigrantes. Infelizmente não é algo disponível em todos os comunes - até mesmo porque a grande maioria dos comunes italianos são pequenos, com menos de 5.000 habitantes - mas em qualquer comune com mais de 30 mil a possibilidade de você encontrar algo assim é muito grande.
      Sobre a sua vinda em 2025, se não for me intrometer demais, posso te dar dois conselhos? Evite Roma a qualquer preço e cuidado com a documentação que você pretende trazer. Se for para o processo de cidadania ela tem validade de 180 dias e você precisaria refazer toda ela caso esse prazo seja superado.

  • @diegosouza6244
    @diegosouza6244 5 месяцев назад +1

    Muito informativo. Soube agora que precisa-se apenas 2 anos de residência para pegar a cidadania da Espanha. Isso é muito bom, vale muito a pena.

  • @babyfiore8178
    @babyfiore8178 2 месяца назад

    Obrigado pelo vídeo! Muito prático e direto, falou tudo que eu precisava ouvir! já fiz o check-list e agora é só apresentar. Gratidão❤

  • @ARTofRAPHA
    @ARTofRAPHA 3 месяца назад +1

    ótimo vídeo, visto de estudo tem muitas vantagens

    • @blogdamaninaoficial
      @blogdamaninaoficial  3 месяца назад

      Sem dúvida, acho que é o visto mais fácil de se conseguir.

  • @ciaofe
    @ciaofe 5 месяцев назад

    Vou compartilhar tanto esse vídeo necessário ❤

  • @fernandoleao302
    @fernandoleao302 4 месяца назад +1

    Fantastico o seu video❤

  • @rafaelaudibert9091
    @rafaelaudibert9091 5 месяцев назад

    Muito bom te ouvir, continue com os excelentes vídeos! ❤

  • @jaojao_player1337
    @jaojao_player1337 15 дней назад

    Olá Isabel, gostei muito do seu vídeo, poderia me informar se eu for com cônjuge e ela precisar trabalhar também é necessário ela ter visto de estudante ou tem outra forma?

    • @blogdamaninaoficial
      @blogdamaninaoficial  14 дней назад +1

      Oi Jão, que bom que você gostou do vídeo! =]
      Se você for entrar com o visto de estudo, o melhor seria o cônjuge solicitar um visto de estudo também. Existe uma outra forma, que seria o reagrupamento familiar, mas para solicitar ele você já precisaria ter o teu permesso di soggiorno na Itália, residência registrada e comprovar uma renda de pelo menos 9.000 Euros por ano (lembrando que o grande obstáculo aqui é que em comunes grandes, como Roma por exemplo, está levando até 1 ano pra conseguir ter o primeiro permesso em mãos).
      Espero ter ajudado. Qualquer coisa, eu continuo aqui!
      In bocca al lupo!

    • @jaojao_player1337
      @jaojao_player1337 14 дней назад

      @blogdamaninaoficial muito obrigado estou querendo estudar em Bari, fico feliz em ter respondido, ambos vamos fazer de estudante então. Obrigado e sucesso Isabel.

    • @blogdamaninaoficial
      @blogdamaninaoficial  14 дней назад +1

      @@jaojao_player1337 imagina, eu estou aqui pra ajudar! =]
      Boa sorte pra vocês e aproveitem! A Puglia é maravilhosa!!!

  • @DavidCastelloX
    @DavidCastelloX 5 месяцев назад +1

    Olá Isabel!! Estou acompanhando vários vídeos seus. Estou me mudando pra itália (tenho cidadania) e já chegarei lá com contrato de trabalho. Morarei provavelmente em Ferrara. Tens dicas de como arrumar um apto? Aluguei 1 mês de airbnb, mas pelo q ouvi falar aluguel a longo prazo está muito difícil na itália. Recomenda agências imobiliárias? Algum dica importante? Muito obrigado

    • @blogdamaninaoficial
      @blogdamaninaoficial  5 месяцев назад +1

      Oi David,
      Não sei se você já assistiu esse vídeo onde eu falo justamente sobre a crise no mercado imobiliário italiano:
      ruclips.net/video/V1H13taupVg/видео.html
      Eu tenho também esse post no blog dando dicas sobre onde procurar casa: blogdamanina.com/como-encontrar-apartamento-na-italia/
      Não sei se vai ajudar muito, mas me manda um direct lá no Instagram que eu tenho sim um contato pra te passar na região do Veneto. É a corretora que trabalhou pra mim no aluguel da nova loja em Verona - coisas do meu trabalho. Certeza que a imobiliária que ela trabalha tem agência em Ferrara também e quando é assim, ela “come” metade da comissão!
      In bocca al lupo!

    • @DavidCastelloX
      @DavidCastelloX 5 месяцев назад +1

      @@blogdamaninaoficial Obrigado pelas dicas Isabel!! Estou verificando tudo. E sim, vou te mandar um direct pelo instagram - é sempre bom ter um contato de alguém - muito obrigado!!

  • @samylemes
    @samylemes 3 месяца назад

    Parabéns pelo vídeo! Vc tem informações sobre cursos profissionalizantes na Itália e visto para esse tipo?

    • @blogdamaninaoficial
      @blogdamaninaoficial  3 месяца назад +1

      Obrigada pelo comentário!
      Você já viu que eu estou publicando uma série de vídeos com as profissões / cursos mais procurados nos vestibulares no Brasil? Eu tô falando isso porque no vídeo que sai nessa semana, sobre Enfermagem, eu vou falar de curso técnico também. E provavelmente quando eu terminar essa série eu vou postar conteúdo só sobre cursos técnicos. Mas basicamente, seja pra curso técnico ou universidade, o visto de estudos será o mesmo. =]

    • @samylemes
      @samylemes 3 месяца назад

      @@blogdamaninaoficial vou assistir. Obrigada

  • @margarethcarvalho-ob6fy
    @margarethcarvalho-ob6fy 5 месяцев назад

    E você já tem a cidadania? O que é preciso para adquirí-la?

    • @blogdamaninaoficial
      @blogdamaninaoficial  5 месяцев назад

      Eu ainda não tenho.
      Tirando a cidadania Juris Sanguinis, você pode ter a sua por matrimônio ou tempo de residência. No blog tem um post explicando como funciona a cidadania por matrimônio, o processo pra pedir por residência é bem parecido, mas você tem que ser residente legalmente na Itália por 10 anos antes de pedir.
      O link do post é esse daqui: blogdamanina.com/como-funciona-a-cidadania-italiana-por-casamento/
      Obrigada pelo comentário! 🙂

  • @mephshshshsh5555
    @mephshshshsh5555 5 месяцев назад +1

    Excelente. Parabéns. É possível levar a família, tendo em vista que a pessoa é casada, possui filho e deseja cursar mestrado por exemplo?

    • @blogdamaninaoficial
      @blogdamaninaoficial  5 месяцев назад +1

      Obrigada pelo comentário! 🙂
      É possível sim, mas como tudo na Itália é um pouco burocrático. É o visto que se chama “familiari al seguito”, em alguns casos da pra pedir junto, em outros depende do nulla osta pra reagrupamento familiar e o estudante já tem que estar na Itália pra começar o processo. O valor da comprovação econômica sobe, pra pelo menos €6.100 se está vindo só uma pessoa a mais.

    • @mephshshshsh5555
      @mephshshshsh5555 5 месяцев назад

      Obrigado!

  • @ciceromartinsjr8454
    @ciceromartinsjr8454 2 месяца назад

    Ótimo vídeo. Tenho a seguinte dúvida: eu fui aprovado para uma bolsa de doutorado na Itália, ainda assim preciso da comprovação financeira para obter o visto?

    • @blogdamaninaoficial
      @blogdamaninaoficial  2 месяца назад

      Oi Cícero,
      Se a bolsa prevê também a cobertura das tuas despesas superando a comprovação que a gente precisa fornecer (por exemplo, maior de €6 mil por ano, em um número bem arredondado) basta mostrar junto com a tua carta de aceite a “bolsa” que a universidade vai te dar. Esse documento já é suficiente.
      In bocca al lupo!

  • @larissafajardo_
    @larissafajardo_ 2 месяца назад +1

    Olá Isabel, tenho uma dúvida. O visto de estudante (para aprender italiano) permite trabalhar tbm?

    • @blogdamaninaoficial
      @blogdamaninaoficial  2 месяца назад

      Depende. Se for nos termos que eu comento no vídeo - curso avançado - e em uma das universidades reconhecidas, pode permitir sim.

    • @larissafajardo_
      @larissafajardo_ 2 месяца назад +1

      @@blogdamaninaoficial obrigada!

  • @rayanebelo_
    @rayanebelo_ 3 месяца назад

    Oi Isabel, se eu tenho família com documentação, no caso minhas duas tias são cidadãs pois são casadas com italianos, mesmo assim preciso comprovar a renda?

    • @blogdamaninaoficial
      @blogdamaninaoficial  2 месяца назад

      Oi Rayane, precisa sim.
      Aqui existem duas possibilidades: ou você comprova a renda diretamente ou então, as suas tias podem emitir uma “carta convite” onde elas afirmam que vão te hospedar e se responsabilizam por ti. Nesse caso, um dos documentos que elas vão precisar apresentar como anexo (e você usaria para o seu visto) é a fideiussione bancaria, que nada mais é do que um seguro que cobriria as tuas despesas caso você precise.
      In bocca al lupo!

  • @Patricia.Olivio
    @Patricia.Olivio 2 месяца назад

    Isabela, me tira uma dúvida, caso consiga um contrato de lavoro, posso trocar o Permesso ainda fazendo o curso?

    • @blogdamaninaoficial
      @blogdamaninaoficial  2 месяца назад

      Oi Patricia, depende…
      Qual é o curso? Qual a vaga de trabalho? Eu te explico:
      Prum estrangeiro conseguir fazer a conversão, ele depende do decreto flussi, que é aquele que determina a cota de imigrantes que a Itália vai receber todo ano. Pra conseguir o nulla osta, o cargo que a pessoa tá sendo contratada precisa estar nessa lista e isso nem sempre acontece. Por exemplo, no último decreto brasileiros poderiam ser contratados somente como babá / empregado doméstico / cuidador de idosos.
      Um jeito de “furar a fila” e não depender do decreto é justamente tendo um diploma. Em 100% dos casos nos cursos superiores. Em alguns casos para cursos técnicos. Então resumindo a resposta, não é garantido que você conseguiria fazer a conversão antes de se formar, entende? A função precisaria fazer parte do decreto flussi com brasileiros fazendo parte da lista das nacionalidades.

  • @RodrigoSantanna31
    @RodrigoSantanna31 2 месяца назад

    Me exigiram no consulado nivel B1 para cursar língua Italiana, sendo que o objetivo em cursar língua italiana é aprender, e não já saber.
    Mas foi normal me exigirem?

    • @blogdamaninaoficial
      @blogdamaninaoficial  2 месяца назад

      Sim, é normal.
      Como eu comento nesse vídeo mesmo, cursos de italiano só concedem o visto de estudo para os níveis mais avançados. O que quer dizer que você precisa de matricular em uma universidade e ter pelo menos o B1. Seria mais ou menos como cursar uma faculdade de Letras no Brasil, entende?
      Se esse for o teu objetivo e você estiver disposto a investir, basta encontrar um bom professor que em menos de 1 ano você consegue atingir esse nível. Tenho certeza. E existem muitos professores que cobram pela aula particular o que muitas escolas nem tão boas cobram pros cursos em turmas de 15 pessoas.

    • @atilaccc
      @atilaccc 27 дней назад

      ​@@blogdamaninaoficialmas o b1 não deveria ser exigido apenas para faculdade? Acho que ele quis dizer que exigiram para fazer o curso anual de italiano

    • @blogdamaninaoficial
      @blogdamaninaoficial  26 дней назад

      @
      mas aí é que tá: ao contrário da Irlanda, a Itália dificulta muito a concessão do visto de estudos e no caso, os cursos livres de italiano não são elegíveis. Pra conseguir um visto de estudo pra estudar o idioma, tem que se matricular em uma das poucas universidades “capacitadas” para isso e infelizmente apresentar o certificado B1. Sim, eu sei, injusto pra caramba… 🙅🏻‍♀️

  • @camilacardoso9918
    @camilacardoso9918 4 месяца назад

    outra dúvida: para comprovar a quantia para se manter no país eu preciso comprovar com o valor em euro ou pode ser em real da minha conta brasileira?

    • @blogdamaninaoficial
      @blogdamaninaoficial  4 месяца назад +1

      Oi Camila, pode ser em reais na sua conta mesmo, sem problema.

  • @felipediogo4296
    @felipediogo4296 4 месяца назад

    Curso de língua italiana de 6 meses, precisa tbm do nível b1 mesmo sendo turma de iniciante?
    Tem uma escola que dá todo o direcionamento para retirada do visto (escola Leonardo da Vinci)

    • @blogdamaninaoficial
      @blogdamaninaoficial  4 месяца назад +1

      Olha Filipe, hoje mesmo eu tava conversando com uma pessoa no Facebook cujo visto foi recusado justamente porque não tem o certificado do nível B1. O Regulamento Geral de Imigração fala isso, agora se essa escola tem um acordo diferente, eu realmente não sei.

    • @sil2756
      @sil2756 4 месяца назад +1

      Pois é, eu liguei para o consulado de Recife pedindo informação sobre o visto de estudo, e eles só me disseram que eu tinha que ter alguma base de italiano porque iria fazer uma entrevista, e que o curso teria que ser intensivo, com duração mínima de 6 meses, e claro, ser pago. Mas em nenhum momento me falaram de ter certificado B1 🤔

    • @blogdamaninaoficial
      @blogdamaninaoficial  4 месяца назад +1

      @@sil2756 depois me conta se você conseguiu o visto sem comprovar o nível B1, fiquei curiosa

    • @nunaveentura
      @nunaveentura 4 месяца назад +1

      Também queria saber

  • @GaiaFenix
    @GaiaFenix Месяц назад

    pode fazer reserva em hostel pra dois dias????? tem que ser pra um mês inteiro?????

    • @blogdamaninaoficial
      @blogdamaninaoficial  Месяц назад +1

      Dois dias é muito pouco. Quando eu imigrei eu tinha uma reserva de 3 semanas em um Airbnb, assim o consulado podia entender que aquela era uma hospedagem temporária, só enquanto eu estava procurando algo mais definitivo.

  • @LuizBorrges
    @LuizBorrges Месяц назад

    Olá tenho uma dúvida quero ir pra itália pra cursar direito e quando terminar os estudos quero morar lá e conseguir a cidadania já que a faculdade de direito lá na itália dura 5 anos tem como eu conseguir um visto de trabalho quando terminar os estudos por mais 5 anos até completar os 10 e eu conseguir pedir a cidadania italiana?

    • @blogdamaninaoficial
      @blogdamaninaoficial  Месяц назад +1

      Não só tem como você conseguir um visto de trabalho como também a possibilidade de abrir o teu escritório e continuar no país com o permesso di lavoro autonomo. Mas lembre-se que esses 10 anos começam a contar a partir do momento que você estabelece a tua residência no país, então é importante conseguir alugar algo com contrato desde o início.
      Você já viu o vídeo sobre as faculdades de direito? Vou deixar o link aqui: ruclips.net/video/_Vf_BB2BAu4/видео.htmlsi=C_jnSumB_5i3m9wK

    • @LuizBorrges
      @LuizBorrges Месяц назад +1

      @@blogdamaninaoficial Muito obrigado, vou dar uma olhado no vídeo

    • @LuizBorrges
      @LuizBorrges Месяц назад

      @@blogdamaninaoficialTenho outra dúvida eu posso visitar o Brasil nesses 10 anos ou não pode sair da itália durante os 10 anos?

    • @LuizBorrges
      @LuizBorrges Месяц назад

      @@blogdamaninaoficial sobre os 10 anos para tirar a cidadania os 5 anos de estudo contam ou só contam os anos trabalhando?

    • @blogdamaninaoficial
      @blogdamaninaoficial  Месяц назад

      @@LuizBorrges claro que pode. Você só não pode ficar fora da Itália por mais de 180 dias de uma só vez.

  • @babyfiore8178
    @babyfiore8178 2 месяца назад

    Uma pergunta, o seguro viagem precisa ser por 1 ano? 😮 Toda a duração do corso??? Jesus amado!

    • @blogdamaninaoficial
      @blogdamaninaoficial  2 месяца назад

      Sim, o seguro precisa cobrir o primeiro ano letivo e toda vez que você for renovar o permesso precisa renovar o seguro também. Alguns consulados aceitam o PB4 também e aí você não precisaria fazer o seguro viagem.

    • @babyfiore8178
      @babyfiore8178 2 месяца назад

      @@blogdamaninaoficial Eita! tô achando bem caro 🥹

    • @blogdamaninaoficial
      @blogdamaninaoficial  2 месяца назад

      @@babyfiore8178 você pode tentar o PB4! 😉

    • @babyfiore8178
      @babyfiore8178 2 месяца назад

      @@blogdamaninaoficial eu não contribuo com INSS💔

    • @blogdamaninaoficial
      @blogdamaninaoficial  2 месяца назад

      @@babyfiore8178 😟

  • @kelemrocha201
    @kelemrocha201 4 месяца назад

    Mas e o valor da faculdade?

    • @blogdamaninaoficial
      @blogdamaninaoficial  4 месяца назад +1

      Depende. Os cursos mais caros, como medicina, podem custar até €3 mil por ano. Mas na Itália você paga a faculdade conforme a tua renda e pode sair até de graça para brasileiros.

  • @cesardefigueiredo4787
    @cesardefigueiredo4787 5 месяцев назад

    uma mulher com 38 anos, com uma vida economica solida.... abandona tudo por um capricho.... é uma pessoa tola. se se der mal nao pode culpar ninguem. o brasil é um país rico que os seus locais abandonam porque são deslumbrados. TURISMO DE 3 MESES??????

    • @blogdamaninaoficial
      @blogdamaninaoficial  5 месяцев назад +15

      Olá Cesar, eu refleti muito antes de te responder, mas sem entrar muito no mérito da minha vida pessoal, até porque esse não é o objetivo desse canal, eu queria te fazer uma pergunta e comentar algumas coisas.
      Então, na sua opinião, uma pessoa que tem 38 anos não tem o direito de querer dar um outro rumo à sua vida? Não pode estar insatisfeita com a sua rotina e procurar melhorar tudo?
      Pois bem, o Brasil é um país rico, sem dúvida, mas que também maltrata muito os seus filhos. Eu tinha duas rotinas basicamente: um pouco de qualidade de vida enquanto estava trabalhando alocada em um projeto fora, mas aí estava longe da minha família e amigos, ou então, quando estava na minha cidade, tinha que lidar com a insegurança, a rotina absurda de perder quatro horas todos os dias no trânsito, só pra pontuar algumas coisas.
      Eu não tinha vida pessoal. Eu quase tive um burnout aos 33 anos. Eu via dia a dia a minha saúde se deteriorar. E a vida de uma mulher que foca na sua carreira é muito solitária.
      Férias? Uns poucos dias a cada 2, 3 anos. Tem uma coisa que me marcou muito, que no meu último dia de trabalho antes de sair de férias em 2017, eu comecei as 7 da manhã e só fui sair as 3 da manhã do dia seguinte. Estava colocando alguma coisa em ordem, resolvendo aquilo que estava atrasado? Não, pelo contrário, eu estava adiantando tudo para as próximas semanas.
      Eu sempre digo que a gente precisa ter empatia com todo mundo. Ninguém sabe da história por trás da pessoa que decidiu imigrar. Eu vim em busca de qualidade de vida. E olha que interessante: eu consegui. Romantizo e digo para todos que é fácil? Muito pelo contrário. Meu papel aqui é justamente alertar para tudo que pode dar errado.
      Tem só uma última coisa: eu costumo me classificar como um paradoxo. Sempre acredito no meu potencial mas, vindo de onde eu vi, eu aprendi a ser uma pessoa pessimista, preparada para tudo dar errado, frequentemente com planos B, C e D para os meus projetos. Ao mesmo tempo eu tenho esse sonho utópico de que as pessoas possam escolher onde viver, independentemente de onde for, bastando para isso que sigam TODAS as regras.
      Sem dúvida tem uma coisa que eu concordo contigo: a gente não pode culpar ninguém se as coisas derem errado, e eu sempre encarei com muita responsabilidade as minhas escolhas. Eu estava preparada para aceitar uma "derrota" e voltar depois de ter "fracassado". Mas eu tive sorte, eu fui abençoada, eu trabalhei muito e hoje eu não trocaria a vida que eu conquistei por nenhuma outra.